CEU JAMBEIRO

CEU JAMBEIRO

domingo, 5 de agosto de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - "Conto um canto, canto um conto"



SINOPSE DAS HISTÓRIAS

A gatinha Parda
Uma singela história que fala, de maneira leve, sobre a superação de preconceitos, amizade, mistérios e magias. Uma esperta gatinha foge de casa e vai parar na casa da Bruxa Pica-Pau, onde encontra muitos mistérios e um delicioso bolo de chocolate. Quando sua dona percebe sua ausência, vai procurá-la na rua e é informada que a gatinha foi roubada pela bruxa. A dona da gatinha vai em seu socorro, imaginando que uma bruxa só poderia lhe fazer mal. Grande é sua surpresa quando conhece a Bruxa Pica-Pau, uma mulher muito especial e gente boa e, superado o preconceito, inicia-se uma bela amizade.

O Sapo jururu
Uma história de amor, carinho e companheirismo.

O Sapo Jururu está irritado, pois não agüenta mais conviver com a fama que carrega de não lavar o pé e ter chulé. É o dia do seu casamento. Enquanto ele vai lavar os pés na lagoa, sua noiva costura seu vestido em casa. De repente, a Sapa ouve um grito. O Sapo, havia caído no lago que, por ser inverno, estava quase congelado. Aflita, sem saber o que fazer para salvar o noivo, ela usa seu lindo e rendado vestido para envolver seu noivo , evitando que ele congele. Tudo acaba bem, num final surpreendente e muito divertido.

O trem de ferro
Está chegando o trem de ferro na cidade. Um habitante da cidade onde o trem chega, tenta adivinhar o que o mesmo está trazendo. Será que é o circo, com seus artistas incríveis e o palhaço trapezista? Ou será que é um zoológico? Imaginando o que se esconde dentro dos vagões, esse curioso habitante viaja com sua imaginação.

A quarta história - criação coletiva
A roposta de uma criação coletiva (de curta duração), a partir de uma música sugerida (Fui no Itororó) visa motivar as crianças a perceberem o grande poder que existe na imaginação, incentivadas a criarem juntas uma história e, posteriormente, as suas próprias histórias para as mesmas canções ou outras, do seu repertório. Esse incentivo à criatividade, à construção de ideias próprias, permeadas por conteúdos pré-existentes é muito importante nessa fase anterior e inicial da alfabetização e início da escrita e leitura, faixa-etária à qual o projeto se destina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário